Meu primeiro contato com o livro Para ler como um escritor, de Francine Prose, foi em 2017, pouco depois de começar a me aventurar pelo mundo da escrita. Ganhei de presente de natal do meu irmão. Li e gostei muito – não é à toa que sempre indico ele aqui nos artigos do blog!
Agora, decidi revisitá-lo, com muito mais bagagem e palavras escritas.
Francine Prose é autora de obras de ficção e professora de literatura e criação literária. Neste livro, ela oferece uma visão única sobre a leitura. Sua técnica, a leitura atenta, propõe que escritores leiam numa abordagem atenta e analítica, estudando cuidadosamente cada frase, palavra e estrutura textual, para entender como outros autores constroem suas obras.
O que é a leitura atenta
A leitura atenta, ou close reading, é uma técnica que propõe que o leitor leia cuidadosamente linha por linha, saboreando cada palavra do texto e analisando seu impacto no conjunto da obra.
Segundo Prose, nós aprendemos através de exemplos: não para imitá-los, mas para refletir intensamente sobre eles.
Por isso, revisitar seus autores favoritos e grandes nomes da literatura é uma forma de aprender com os mestres.
Ela deixa claro que não existem regras imutáveis na literatura: cada escritor constitui seu próprio estilo literário. E o leitor atento desenvolve a habilidade de reconhecer as marcas individuais que dão vida a cada texto literário.
Quando fiz o curso de Escrita Criativa da PUCRS, me deparei com uma fala do professor Luís Roberto Amabile que transformou a forma como vejo a escrita criativa:
“Como ensinar o que não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido?” – Luís Roberto Amabile
Aos poucos, entendi que, apesar de não ser possível ensinar alguém a escrever ficção, podemos aprender a editar nossos textos. Prose confirma minhas inquietações ao afirmar que “a capacidade de olhar uma frase e identificar o que é supérfluo, o que pode ser alterado, revisto, expandido ou cortado é essencial para qualquer escritor”.
Aliás, se pararmos para pensar, todos os elementos de uma história dependem da habilidade do escritor de escolher uma palavra em vez de outra.
Segundo a autora, aprendemos a escrever lendo, tomando os livros como exemplo. Por isso que a leitura atenta é uma experiência tão enriquecedora para nós, escritores.
Ela nos ensina, com uma riqueza enorme de exemplos, a ler minuciosamente – palavra por palavra, frase por frase – ponderando cada aparentemente mínima decisão tomada pelo autor.
Em geral, aprendemos a escrever com a prática, com muitas tentativas e erros. Mas também é possível aprender com os livros e autores que mais admiramos.
“À medida que escrevia, descobri que escrever, como ler, fazia-se uma palavra por vez, um sinal de pontuação por vez.” – Francine Prose
Colocando a leitura atenta em prática
No livro, Prose explora temas como: a importância da escolha de palavras, do ritmo, da construção de personagens, dos diálogos e das descrições.
Ela nos incentiva a conhecer textos clássicos e contemporâneos, aprendendo a identificar técnicas que funcionam e as razões por trás das escolhas criativas dos autores.
Concordo que, depois de algumas dezenas de páginas, seus exemplos podem ficar cansativos, especialmente se você não conhecer muito das obras citadas pela autora. Mas praticar com livros que sejam do seu interesse é a melhor forma de ver na prática como a leitura atenta pode enriquecer os detalhes da sua própria escrita criativa.
Segundo a autora, a composição de uma frase é o resultado de inúmeras pequenas decisões. A mágica é que cada escritor poderia escolher um conjunto diferente de palavras para expressar a mesma ideia ou contar a mesma história, tornando-a única.
Por isso a leitura atenta é uma excelente forma de estudar e aprimorar estilos literários!
Depois de estudar as frases, ela passa aos parágrafos e ressalta que cada um deles funciona como uma espécie de ênfase: o que aparece no início e no final de um parágrafo tem mais peso do que o que aparece no meio dele.
É como se cada mudança de parágrafo representasse também uma ligeira mudança de ponto de vista ou perspectiva. Por isso, a decisão sobre a quebra de parágrafos é única para cada escritor (alô, Saramago!).
Quanto à narrativa, existe muito espaço e possibilidades na escolha de como narrar suas histórias. Decidir sobre a identidade e personalidade do narrador é um passo importante, assim como decidir a linguagem que ele usará para envolver o leitor na trama.
Também existem infinitas possibilidades para apresentar os personagens. O escritor pode fazê-lo através de descrições, por meio de suas ações na trama e até mesmo por suas falas, em diálogos envolventes.
Além de tudo o que é explicitamente dito, o diálogo também pode conter um subtexto, que revela um amplo espectro de emoções que os personagens sentem. Assim, o leitor capta elementos que, apesar de não serem expressos diretamente, fazem parte da história. O subtexto revela camadas mais profundas de significado em uma obra – neste artigo te conto tudo sobre o subtexto.
Os detalhes não são apenas os tijolos que constroem uma história, são também as pistas para algo mais profundo. É por meio deles que a história acontece e cativa a atenção e as emoções do leitor.
Já parou para pensar que existem autores tão habilidosos que nós nos lembramos vividamente de um detalhe da obra, mesmo quando já não lembramos mais do restante da história?
É verdade que ler desta maneira exige muito mais energia e concentração, mas é muito recompensador para quem deseja aprimorar sua técnica e escrever com mais clareza, emoção e profundidade.
A leitura analítica é uma ferramenta poderosa. Podemos aprender com outros autores como criar diálogos vivos, personagens memoráveis e enredos envolventes.
Conclusão
Eu resumiria a obra de Francine Prose como um lembrete de que os grandes autores sempre foram, antes de tudo, grandes leitores.
Como aprendizes, podemos transformar a leitura em uma oficina prática, onde cada página é um aprendizado sobre como escrever nossas próprias histórias. Ou, nas palavras da autora:
“Aperfeiçoar-se como escritor é sobretudo aperfeiçoar-se como leitor”. – Francine Prose
Então, se você deseja desenvolver sua escrita criativa, leia. Leia muito. Mas faça o exercício de desacelerar e ler devagar, observando os detalhes e saboreando a escolha de palavras.
Quanto mais você ler, mais poderá evoluir no desenvolvimento de sua própria técnica.
Por hoje é só! Se você ainda não me conhece, eu sou a Tati. Aqui no blog, compartilho dicas de escrita e leitura. Me conta aqui nos comentários qual será o próximo livro que você lerá usando a técnica da leitura atenta.
Eu já escolhi o meu! 💜
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