Na semana passada, compartilhei um pensamento com minha rede lá no LinkedIn. A repercussão do post foi tão positiva que venho pensando muito nesse assunto desde então.
O negócio é o seguinte: já reparou como nós nunca temos tempo? Se você é como eu, ou como qualquer outra pessoa que vive em pleno século XXI, tenho certeza de que também está sempre atarefada e talvez mal tenha tempo de ir ao banheiro entre um compromisso e outro. Acertei?
Então hoje, estou aqui pra te fazer um convite: que a primeira reunião do seu dia seja com você mesma.
Vem comigo que eu te explico!
Você já ouviu falar em Slow Living?
O slow living é um movimento que prega a desaceleração da vida cotidiana. Isso mesmo, a ideia é pisar no freio e viver a vida com menos pressa, mais atenção ao momento presente, maior autoconhecimento e, principalmente, mais respeito com si mesma.
O termo em inglês pode ser traduzido como “vida lenta”, e o principal objetivo desse movimento é conhecer o seu próprio tempo e aprender a administrá-lo de acordo com seus valores e princípios.
Mais do que fazer uma pausa na correria cotidiana, é um convite para repensar a necessidade de estar sempre correndo.
É sobre olhar para a saúde física, mental e emocional para redimensionar alguns aspectos da sua vida, aprendendo a se priorizar. E a melhor ferramenta para alcançar esse equilíbrio é, sem dúvidas, o autoconhecimento. Afinal, quanto mais você conhece sobre si – suas necessidades, desejos, medos e motivações – mais clareza tem sobre o que te move.
Saber o por quê você faz o que faz e como faz, pode ser libertador, um verdadeiro agente de mudanças em sua vida.
Isso porque, vivendo uma vida com mais consciência de si, é possível priorizar algumas atividades e relações, estabelecer limites e decidir o que é aceitável ou não para você.
Reservando tempo para você
Quando digo que a primeira reunião do seu dia tem que ser com você mesma, quero te incentivar a tirar um tempinho para desenvolver o autoconhecimento todos os dias.
Pode ser desafiador no início, mas passar um tempo na própria companhia é um caminho sem volta.
Inclusive, encaixar pequenos momentos de prazer em sua rotina pode te dar o gás necessário para enfrentar um dia cheio de compromissos pela frente.
Minha dica é que toda manhã, você tome seu café da manhã com calma, faça alguma atividade que lhe dê prazer, tome um banho e repasse sua agenda, para apenas então começar a interagir com o seu trabalho e com as outras pessoas.
Acrescentar uma atividade para si na rotina pode fazer toda a diferença no seu dia e na qualidade de vida como um todo. Seja praticar uma atividade física ou ler um capítulo de um livro, a ideia é se permitir fazer algo por si, se colocando como prioridade em meio ao caos cotidiano.
Por aqui, tenho amado praticar yoga, e leio algumas páginas de um livro sempre que posso!
Eu sei que nem todo dia é simples, ou mesmo possível, fazer isso. Você pode ter uma consulta marcada mais cedo, uma demanda familiar, ou qualquer outra coisa no caminho. Mas experimente criar o compromisso consigo mesma e cumpri-lo sempre que possível.
Se você conseguir começar fazendo algumas vezes na semana, ótimo! Já está melhor do que antes, concorda?
As mensagens e e-mails estão sempre chegando, mas a maioria pode esperar um pouquinho por uma resposta. Então, não deixe que falsas urgências falem mais alto e, principalmente, não abra mão de ter um tempinho pra você!
Que os dias corridos sejam exceção, e não regra!
Falando sobre a minha experiência, sinto que fazer minhas atividades pela manhã e me organizar antes de começar a trabalhar faz TODA a diferença no ritmo do meu dia. Parece que o dia fica todo torto se eu não tive um tempinho pra ficar em silêncio e organizar minhas demandas, sabe?
Depois que você cria o hábito, é difícil abrir mão que seja de alguns minutos sozinha com as suas próprias demandas.
Fazendo um pouquinho por dia, todo dia, você começa a prestar mais atenção em si mesma, e é aí que entra o autoconhecimento: você aprende mais sobre suas vontades, necessidades e valores.
As pessoas à sua volta sentem a diferença e o efeito disso se estende para todas as áreas da sua vida.
A verdade é que tudo o que fazemos ao longo do dia está relacionado com nossos hábitos. Cada comportamento, executado de maneira consciente ou não, pode fazer parte de uma rotina ou ritual – para saber mais sobre hábitos, rotina e rituais, recomendo a leitura do meu artigo sobre esse tema.
Com o tempo, você pode experimentar horários que funcionem melhor pra você e marcar pequenos horários ou pausas em sua agenda para suas atividades – sem o objetivo de ser produtivo ou entregar resultados, mas de cuidar de si e sentir prazer e alegria.
Essa reflexão toda, por exemplo, foi fruto de um café da manhã tranquilo e silencioso em minha própria companhia. Momentos como esse me ajudam a descansar, mas também contribuem – e muito – com a minha criatividade e expansão da forma de ver o mundo. Gerando trocas com outras pessoas e fortalecendo meus relacionamentos.
Então, finalizo esse texto com a mesma pergunta feita lá no início: tem tempo pra você na sua agenda? 💜
Pingback: Slow living: conheça o movimento e comece a viver com mais calma – Tatiane Lucheis