Existem diferentes fatores que nos levam a começar uma leitura, pode ser pela indicação de um amigo, uma review da internet ou então a boa e velha curiosidade com o título ou com a capa.
Vou te contar que por aqui, o momento de escolher minha próxima leitura é quase um ritual: pegar o livro na estante, escolher um marcador de página, preparar uma bebida ☕e me aconchegar em um cantinho para ler.
Mas da escolha da obra até a conclusão da leitura, muita coisa pode acontecer…
E às vezes não adianta insistir, nem todo livro é bom – afinal, não dá para agradar todo mundo, não é mesmo?
Abandonar ou não uma leitura é um tema polêmico entre os leitores de carteirinha. Por isso, no artigo de hoje, reuni alguns dos motivos que me levam a abandonar um livro quando a narrativa não me prende.
Como é o seu relacionamento com a leitura?
Quando falo em abandonar livros, me refiro à escolha consciente de deixar um livro de lado e partir para a próxima leitura, e não quando vamos parando de ler aos poucos até abandonar o hábito da leitura.
Se você tem dificuldade para encontrar tempo e espaço em sua rotina para encaixar a leitura de um livro, recomendo a leitura deste artigo aqui. Nele, dou dicas para quem deseja conquistar de vez o hábito da leitura.
Agora, decidir abandonar um livro em especial é uma decisão pontual, quando você simplesmente chega à conclusão de que não quer ou não precisa ler até o final e não se prende à leitura por obrigação.
Conversando com diversos leitores, percebo que algumas pessoas simplesmente não conseguem desistir de ler uma obra. Parece que se torna uma questão de honra chegar até a última página.
Isso pode acontecer pela esperança de que a história vá melhorar ou pela curiosidade de ver no que vai dar. Mas não acho legal quando o leitor se força a ler por culpa ou obrigação.
A verdade é que não somos obrigados a nada, e para que a leitura seja um hobbie, ela precisa ser prazerosa.
Deixar um livro pela metade não te torna menos leitor – muito pelo contrário! Existem tantas histórias incríveis por aí que me parece um desperdício usar seu tempo lendo algo que não te atrai.
A seguir, você confere uma lista com 8 motivos que eu considero super válidos para abandonar a leitura de um livro. Confira!
8 motivos para abandonar uma leitura
- Você não precisa perder seu tempo
Pare de se torturar com uma leitura que não sai do lugar. Confesso que eu já fiz muito isso, e garanto que não vale a pena!
Quando a história não te envolve, você pode ficar impaciente, frustrada e desatenta. Sabe quando você chega ao fim da página e nem se lembra o que leu? É isso que a falta de interesse faz com a gente.
Vale a pena insistir só pra falar que leu, mas não se lembrar de praticamente nada depois? Na minha opinião, não.
Se um livro não consegue te prender, pode ter certeza de que existem formas melhores de ocupar seu tempo, seja com outra leitura, ou qualquer atividade que lhe dê mais prazer.
- Você não consegue se conectar com a história
A verdade é que às vezes não dá match, falta liga, sabe? Se você não consegue se conectar com os personagens ou com o enredo, dificilmente conseguirá tirar proveito da leitura.
Nem sempre a gente consegue identificar o motivo, mas às vezes a leitura não flui. E aí você prioriza outras atividades e pode demorar uma eternidade para terminar o livro…
Quando a leitura se torna um incômodo, não é crime nenhum deixá-la de lado! Nesse caso, uma alternativa é parar a leitura e retornar a ela em outro momento – semanas, meses ou até anos depois. Pode ser que em outro momento da sua vida, a história ganhe um novo sentido.
- Histórias monótonas ou que não são o seu estilo
É sempre bom experimentar coisas novas e sair da zona de conforto literária. Mas todos temos nossas preferências e aqueles plots queridinhos, não é mesmo?
Se você se sente entediado durante uma leitura e não vê melhora conforme as páginas avançam, qual o sentido de insistir no livro?
Algumas histórias não são tão bem desenvolvidas, não têm um conflito que prenda a atenção ou personagens cativantes. E se você achar a história muito chata, ruim ou boba, deve dar ouvidos à sua opinião – afinal é ela que conta.
- Personagens que não cativam
Eu já abandonei leituras por não gostar dos personagens da história. Nada contra o contexto, e a trama até pode ser interessante, mas se eu não ver sentido em acompanhar aqueles personagens, não tem jeito.
Em outro artigo aqui do blog, eu discuto como a leitura nos ajuda a desenvolver a empatia, e os personagens são parte fundamental desse processo!
Pensa comigo: é com eles que nos conectamos ao longo da narrativa. Sentimos o que sentem, nos colocamos em seu lugar, rimos, choramos e nos frustramos com eles.
Para que uma história funcione, seus personagens precisam ser interessantes. Mas, quando isso não acontece, a história fica esvaziada de sentido.
- Você pode ler um livro que realmente queira
Quanto mais você insistir e se forçar a terminar uma história, menor será a chance de realmente gostar dela.
E com certeza você tem mais livros na sua lista de leituras – ou na sua estante – só esperando uma chance.
Procure por histórias que te atraiam e que condizem com o momento atual. Às vezes tudo o que precisamos é um romance água com açúcar, ou então pode ser a hora de se desafiar em um suspense policial.
- Problemas com o ritmo da narrativa
Algumas histórias são tão lentas que vão matando nosso interesse junto com a narrativa. Quando a leitura se torna muito arrastada, pode ser cansativo terminar o livro.
Da mesma forma, narrativas aceleradas, onde tudo acontece muito rápido e praticamente sem explicação, podem ser confusas e igualmente desinteressantes.
É claro que tudo isso é muito subjetivo e tem a ver com o gosto e estilo de cada leitor, por isso, cada um deve fazer sua análise da obra antes de decidir engatar ou não na leitura.
- Problemas conceituais e falta de coerência
Toda narrativa deve ser construída num universo possível, para despertar a curiosidade no leitor, para deixar aquele gostinho de quero mais, que nos faz virar página após página e continuar a leitura.
Mas se nada parece ter sentido, fica difícil continuar… Quando você encontra furos na narrativa, falta de coerência ou de verossimilhança na história, não há porque perder tempo em uma leitura que você já sabe que não irá agregar em nada.
Outro caso que considero grave é quando há informações erradas na história. Todo autor precisa pesquisar e saber sobre o que está falando. A ambientação da história é muito importante e não deve conter erros ou pré-conceitos que estereotipam ou menosprezem um tema.
- Excesso de erros de ortografia e falta de revisão
Novamente, com tantas obras boas à espera, não há motivos para se prender a uma narrativa cheia de erros.
É claro que um erro ou outro faz parte e pode acabar passando pelo processo de revisão, mas ler um texto mal escrito pode comprometer bastante a qualidade da história e a experiência da leitura.
E, infelizmente, é cada vez mais comum vermos livros sendo publicados sem revisão alguma.
Trabalho na equipe editorial da Revista Maçã do Amor e por lá, somos rigorosas nesse critério: todos os textos selecionados passam por um processo de edição e depois por uma revisão final. Trabalhamos em conjunto com os autores até chegarmos na melhor versão de cada obra.
Conclusão
Dito tudo isso, quero deixar claro que eu não saio abandonando qualquer livro não, viu? 💜
Todo livro pode começar num ritmo e depois mudar. Alguns, de fato, melhoram aos poucos e eu agradeço por não tê-los abandonado!
Insisto por algum tempo, tento ler ao menos uns 30% do livro ou um pouco mais. Mas se estou perto da metade e nada me prendeu ainda, então é hora de repensar em como usar meu tempo de leitura.
Com tantos livros bons no mundo, eu não perco mais meu tempo de leitura com obras que não me cativam.
Antes de abandonar, costumo procurar reviews na internet, e adoro usar o Skoob para isso. Assim, vejo a opinião de outros leitores e procuro saber se minhas impressões coincidem ou não com as do público em geral. Só é preciso tomar cuidado com os spoilers!
De uma forma ou de outra, a mensagem que quero deixar aqui hoje é a de que a leitura é um processo muito pessoal e que não devemos nos sentir culpados por não gostar de um livro.
Respeite seu momento e, principalmente, seu tempo. Priorize leituras prazerosas e que agreguem valor à sua vida.
Tenho certeza de que há livros incríveis à sua espera!
E, para aproveitar que você me acompanhou até aqui, gostaria de te pedir um favor: me indica um livro? Eu adoro essa nossa troca literária e já conheci obras incríveis por indicação de outros leitores!
Mas peço que, por favor, não fique chateado se eu não ler até o final, combinado? 😉
Eu costumo ler até o final porque acredito que para criticar tem que ter conhecimento sobre o que está se criticando.
Uma recomendação: Cisnes de Leonardo, de Karen Essex. Lembro de ter gostado muito quando li no final do ensino médio.
Pingback: 10 dicas para ler mais livros – Tatiane Lucheis
Paro alguns livros e acabo voltando. Dependendo do momento que estou vivendo, a leitura se torna interessante ou não.