Publicado em Artigos, Textos

O impacto dos GIFs na sua comunicação e 5 motivos para usá-los

Eu não sei você, mas nos últimos anos eu me tornei adepta dos GIFs. Ao longo de minha experiência, percebi como o elemento visual é capaz de alterar o tom da comunicação, trazendo mais leveza e dinamismo para a conversa. 

Seja falando com amigos ou mesmo com um cliente, o uso dos GIFs definitivamente cria um vínculo entre as partes e acrescenta sentido à mensagem.  

No artigo de hoje vamos falar sobre esse formato de mídia e seu impacto na comunicação. Está preparado para transformar a forma como você se comunica por mensagens? Então vamos nessa! 

O que são GIFs

O GIF é um formato de imagem que pode compactar várias cenas e, com isso, exibir movimentos. Apesar de possuir uma qualidade menor que os demais formatos, os GIFs são amplamente utilizados, especialmente quando se deseja criar uma animação. 

O nome “Graphics Interchange Format” (GIF), pode ser traduzido para o portugês como “Formato de Intercâmbio de Gráficos”. Apesar da recente popularidade, a verdade é que o formato GIF tem mais de 30 anos. Com o crescimento das redes sociais, ele passou a ser muito mais usado, ganhando um papel importante nas comunicações, como veremos a seguir. 

O impacto dos GIFs na comunicação

Assim como os emojis, os GIFs vieram para transformar a forma como nos comunicamos e nos relacionamos no mundo digital. 

A seguir, separamos 5 bons motivos para usar GIFs em sua comunicação:

  1. Linguagem universal: esse formato de mídia não tem áudio e muitas vezes dispensa legendas. A verdade é que o GIF é, por si só, uma forma de se comunicar e, em determinadas situações, ele pode expressar um sentimento melhor do que palavras. Além disso, independente do idioma falado, o GIF pode ser compreendido;

2. Impacto visual: o aspecto visual contribui muito para a comunicação. De forma rápida e eficiente, você consegue se comunicar e transmitir uma mensagem. Além disso, o fato de serem animados os torna mais chamativos, captando a atenção do leitor;

3. Humor: o uso dos GIFs demonstra senso de humor por parte de quem o envia, isso pode ajudar a “quebrar o gelo” e tornar a comunicação mais leve e descontraída;

4. Identificação: usar um GIF na comunicação ajuda a gerar identificação por parte do leitor, o que potencializa a formação de um vínculo entre as partes. É claro que o GIF escolhido precisa fazer sentido dentro do contexto e ser parte das referências culturais do leitor;

5. Altera o tom da conversa: a comunicação exclusivamente via texto deixa uma margem muito grande aberta à interpretação, uma vez que nem sempre é fácil expressar o tom de sua fala. O uso de um GIF ajuda a transmitir a mensagem de forma mais clara, além de trazer um elemento divertido e leve para o diálogo. 

Agora que você já sabe como os GIFs podem enriquecer a sua comunicação é só pensar em como inseri-los em suas mensagens para complementar sua fala, de forma leve e descontraída. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s